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Perguntas Frquentes

Ficou com dúvida?!

Segurança na internet é coisa séria. Por isso, preferimos deixar para empresas grandes e que investem muito em segurança e em técnicas de codificação de dados a realização dessa etapa da compra de nossos cursos. Depois de inserir o curso desejado em seu carrinho, clique em “finalizar compra” e você será levado ao ambiente do PagSeguro (líder brasileira em pagamentos digitais) onde digitará os seus dados secretos com total confiança. Saiba que nem mesmo o SOMEC-RJ tem acesso aos dados relacionados aos pagamentos digitais feitos por seus alunos. Tão logo o pagamento seja aprovado, o SOMEC-RJ será comunicado, para que disponibilize o curso o comprado.

Claro que sim! Ao final do processo de compra, se não quiser optar pelo cartão de crédito, você poderá escolher “transferência bancária direta” (caso em que terá de realizar depósito ou DOC na conta do SOMEC-RJ, comunicar por telefone ou email a operação e aguardar a identificação).

Em se tratando de video webstreaming (transmissão de vídeo pela internet), há vários gargalos a considerar, de modo que nem sempre alguns problemas de pausas e travamentos podem ser atribuídos à velocidade da conexão do usuário. Dito isso, não há dúvida de que uma boa velocidade de conexão é o ponto de partida para que a transmissão flua sem intercorrências na maior parte do tempo. Primeiro, faça o teste a sua conexão, clicando aqui. A conexão deve alcançar taxa de download superior a 2mb/s. Não que não se possa assistir aos vídeos do SOMEC-RJ com taxas inferiores (3G, por exemplo), mas, nesse caso, podem ocorrer pausas na transmissão.

Vários motivos possíveis: limitação de banda por parte da prestadora do serviço de conexão à rede, instabilidade momentânea da rede da operadora, problemas pontuais no servidor que hospeda os vídeos do SOMEC-RJ, necessidade de atualização do Adobe Flash Player, etc. Além disso, o seu computador pode estar contaminado por vírus ou apresentar falhas de software ou de hardware. Aconselhamos o aluno, nesses casos, a tentar acesso por outro navegador (Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer, Apple Safari…). Sempre atualize o Adobe Flash PLayer (clique aqui). Por fim, tente acessar de outra máquina. Se ainda assim não tiver sucesso, entre em contato, usando o formulário de suporte ao lado, reportando o problema, com o máximo de informações que tiver.

Escolha sua turma e aula e nos envie o pedido. Depois de algum tempo, confira se o número de visualizações foi restabelecido. Caso haja alguma demora, entre em contato por telefone e explique a situação. Tentaremos resolver com a máxima brevidade.

Enviamos as perguntas ao respectivo professor assim que as recebemos dos alunos. Nossos professores são orientados a respondê-las em até 48 horas. Entretanto, às vezes a resposta leva um pouco mais de tempo, por vários fatores (finais de semana, feriados, férias do professor, falhas no encaminhamento da mensagem etc.). Em qualquer caso, procure formular perguntas curtas e de forma clara e concatenada, indicando sempre o curso e a aula a que se refere.

Viável é, mas ainda não estamos certos se seria recomendável. O receio é o de que haja prejuízo à abordagem da matéria proposta para a aula, já que o tempo é “cronometrado”. Além disso, teríamos de dispor de monitores dotados de alto grau de discernimento para avaliar quais perguntas, dentre as recebidas, justificariam a paralisação da aula para serem levadas ao professor e respondidas no ato. Esse fator, inclusive, poderia gerar desconforto ao aluno que não tivesse a sua pergunta “eleita”. De todo modo, continuaremos avaliando a conveniência de viabilizar o sistema de perguntas e respostas em tempo real.

Problemas ocorrem. O professor fica doente, afônico, preso no engarrafamento etc. Para que os alunos não fiquem sem aula, procuramos prontamente realizar a substituição, convocando professor de outra matéria, até porque nem sempre há espaço para reposição. Quando possível, procuramos avisar aos alunos da alteração, mas há casos em que o tempo é insuficiente. Pedimos desculpas por esse tipo de transtorno, do qual nunca estaremos livres.

Transmitimos aos nossos professores todo o feedback que recebemos dos alunos. Pedimos que eventuais críticas sejam formuladas de forma objetiva, com indicação específica dos pontos em que se funda e, se possível, com sugestões de melhorias. Ofensas, grosserias e ataques pessoais serão ignorados. Quanto aos elogios…sinta-se à vontade! O professor vai adorar recebê-los e se sentirá ainda mais estimulado nas futuras aulas. E se quiser elogiar o SOMEC-RJ, não se faça de rogado(a). Suas palavras serão lidas em voz alta para a nossa equipe , que sempre vibra com esse tipo de manifestação.

A maneira mais fácil de acessar os cursos comprados é clicando no botão “Meu Perfil”, situado na parte superior. Todos os cursos adquiridos estarão listados na lateral direita.

Na verdade, cada aula pode ser assistida até 4 vezes (1 ao vivo e 3 on demand), dentro do prazo de duração do curso. A limitação funciona como fator inibidor de compartilhamento de credenciais, circunstância indesejável – já que o login de acesso é pessoal e intransferível –  e que traria prejuízo ao curso. Evidentemente que não somos inflexíveis. Se você perdeu alguma visualização por problemas técnicos, entre em contato, que faremos o restabelecimento rapidamente.

Acesse Minha Conta e faça a substituição.

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