Contribuição da Mediação para os Conflitos Empresariais e Organizacionais

Presencial

Certificado: Associação de Estudos de Pósgrado – APEP e SOMEC-RJ

A Associação Civil Programas de Estudos de Pós-graduação – APEP junto com a Sociedade de Mediação de Conflitos do Rio de Janeiro – SOMEC-RJ, oferecem o curso CONTRIBUIÇÃO DA MEDIAÇÃO PARA OS CONFLITOS EMPRESARIAIS E ORGANIZACIONAIS: os diferentes campos de intervenção dos mediadores nas organizações com o objetivo de capacitar mediadores e gestores organizacionais no domínio da facilitação de diálogos e mediação de conflitos.

Frente a um contexto organizacional que apresenta desafios complexos, o valor estratégico de trabalhar com foco no futuro está começando a dar novas formas e conteúdos às práticas. Assim é que a mediação de conflitos desponta como um recurso de excelência para profissionais que trabalham com empresas ou que nelas estejam inseridos.

As incumbências dos líderes, diretores, chefes de áreas, coordenadores de projetos, funcionários, colaboradores e dirigentes transcendem o domínio de conhecimentos específicos para a gestão. Cada vez mais se requer dos integrantes da organização a disposição de um capital intangível e ativo que intervém em todos os processos, especialmente naqueles que permitem a realização do trabalho em equipe, a abordagem colaborativa dos conflitos, a leitura crítico-analítica que potencializa a capacidade decisória, o alcance de consensos e a construção de perspectivas compartilhadas. Tudo isso associado à criatividade para a produção transparente e original de resultados, a responsabilidade e o bem estar social, tanto organizacional, como comunitário.

A convivência e o estabelecimento de relações interpessoais baseadas na confiança são fatores chaves para o alcance dos objetivos organizacionais.

A mediação tem muito a contribuir e o papel do mediador na organização transcende o de abordagem de conflitos. O campo da convivência organizacional é muito amplo e os mediadores podem expandir sua área de intervenção.

Este workshop se propõe a analisar o aporte da mediação frente aos desafios organizacionais e explorar os diferentes campos de inserção dos mediadores nas organizações, oferendo conhecimento, ferramentas e treinamento em habilidades relacionadas à comunicação organizacional eficaz, negociação, mediação, facilitação do diálogo, trabalho em equipe e criatividade.

 

Público Alvo

Profissionais de todas as áreas que desejam conhecer a mediação e desenvolver programas na área empresarial.

 

Docente

Gabriela Jablkowski – Buenos Aires – Ar.

Diretora do curso “Competencias para el Liderazgo” da APEP-Buenos Aires. Mestre em Mediação de Conflitos pela APEP-IUKB da Suiza. Graduada em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires. Funcionária do Ministério da Educação e integrante da equipe de Mediação Escolar responsável pela implementação de programas de Mediação de Conflitos nas escolas da cidade de Buenos Aires.
Realiza palestras e oficinas de capacitação em mediação de conflitos e desenvolve trabalhos em diferentes empresas e organizações, dentre as quais: Cámara da Indústria de Calçados, Bagley, Coca-Cola – FEMSA, Industrias Sucre, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação de Caxias do Sul e Sao Leopoldo, Associação Sanitária de Buenos Aires.

Realizou cursos em diversas organizações e universidades de Buenos Aires, Porto Rico, Itália, México, Brasil e Paraguai.
Publicou diversos artigos e é autora do livro “Configurando escenas colaborativas en la escuela: aportes y experiencias de Mediación y Diálogos Facilitados” Editorial 12ntes, em coautoria com ol Dr. Guillermo González. ISBN 978-987-1540-19-8

 

Programa

1 – O CONCEITO DE CONFLITOS ORGANIZACIONAIS

• Reproblematizando o conceito de conflito organizacional
• Diferentes tipos e níveis de conflitos organizacionais
• Diferentes atores de conflito
• Conflito e aprendizagem organizacional: resolvendo conflitos disfuncionais e provocando conflitos funcionais
• Abordagem do conflito e construção de cultura organizacional

2 – O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES

• A escuta empática
• O reconhecimento das emoções e o manejo do estresse laboral
• O sentir, o pensar e o atuar na organização
• A assertividade e a autoestima no trabalho
• A colaboração e o trabalho em equipe
• Os desafios da aprendizagem organizacional: a empresa inteligente
• Habilidades cognitivas para a resolução de conflitos e projeção de futuros

3 – A NEGOCIAÇÃO E O ESTILO DOS NEGOCIADORES

• Conhecer os fundamentos da negociação baseada em interesses.
• A negociação como base de construção de significados comuns
• A negociação como base de configuração do trabalho em equipe
• A negociação para a construção de acordos
• A negociação para a construção de consensos

4 – MEDIAÇÃO E CAMPO DE INTERVENÇÃO DE MEDIADORES

• A mediação nas organizações: modelos, alcances e limitações
• O papel do mediador: diferentes propostas para sua inserção em equipes de trabalho
• A capacitação para o desenvolvimento de competências sociais
• A facilitação de diálogos e a construção de consensos
• O coaching e a construção de lideranças
• Programas de Responsabilidade Social nas empresas

 

Metodologia

A metodologia de trabalho utilizada em todos os módulos será a exposição teórica em interjogo com exercícios e discussão da prática, com incentivo à participação ativa dos alunos, através da utilização de estratégias e dispositivos didáticos. Dar-se-á ênfase à metodologia que garanta a troca intensa em um clima harmonioso, dinâmico, colabotativo e de bom humor, próprios da mediação.

 

Data e Horário

6 e 7 de outubro de 2016. Horário: 9:00 às 17:30

 

Carga Horária

15 horas

 

Local

Rua do Carmo, nº 7, 6º andar, Sala 8 Centro

 

Regulamento (LEIA!)

1. O acesso à transmissão online (“on demand”) é pessoal e intransferível. A cessão da senha a terceiros acarretará a exclusão do acesso à transmissão até o fim do curso, sem que o aluno tenha direito a indenização ou restituição de pagamentos feitos. Presume-se a cessão indevida em caso de acessos simultâneos. Cada vídeo de aula gravada poderá ser acessado pelo aluno até 3 vezes. A escala de aulas e a de professores poderá sofrer alterações

2. Não é permitida a reprodução, gravação ou exploração comercial ou gratuita do conteúdo do curso adquirido. Todos os direitos estão reservados aos seus titulares e ao SOMEC-RJ.

3. Qualquer pergunta sobre matéria dada em aula deve ser feita através do e-mail indicado pelo SOMEC-RJ, que providenciará a resposta em até 48 horas.

4. A conexão 3G não é indicada para o acesso à transmissão online das aulas, assim como a conexão em banda inferior a 1 mb/s.

5. Regras sobre desistência e troca:

5.1 Quando manifestada a desistência após o início do curso, a devolução do preço pago pelo aluno será proporcional às aulas cujos vídeos ainda não tiverem sido disponibilizados até o momento da formalização do pedido, com desconto de 18% sobre o valor total do curso, a título de multa rescisória; Os valores proporcionais aos vídeos já disponibilizados no sistema não são restituíveis, ainda que o desistente não tenha assistido às respectivas aulas;

5.2 Formalizada a desistência, o aluno desistente perderá acesso ao ambiente virtual do curso, perdendo, assim, a possibilidade de assistir a qualquer aula deste; e

5.3 A troca de um curso contratado por outro, presencial ou online, depende da existência de créditos em poder do aluno, apurados nos mesmos moldes estipulados nas regras anteriores para o caso de desistência, bem como da existência de vaga no curso desejado e da concordância do SOMEC-RJ.Ao comprar o curso, o aluno declara-se ciente de todas as condições

 

Formas de Pagamento

O SOMEC-RJ oferece diversas formas de pagamento, clique em “Faça este curso” e escolha a que mais lhe agrada.

  • Transferência/Depósito (à vista): Faça o pagamento à vista através de transferência ou depósito. Para fazer o pagamento por esta opção, basta selecionar esta forma de pagamento, realizar a transação e nos encaminhar o comprovante junto de seus dados de cadastro em nosso site e do número do pedido. Os dados do Curso SOMEC-RJ serão fornecidos no momento em que esta forma de pagamento for selecionada.
  • PagSeguro (parcelado, à vista e boleto): Se preferir parcelar o pagamento, selecione esta opção de pagamento. Através do PagSeguro é possível parcelar em até 12x. É necessário ter cadastro no site PagSeguro. Pagamentos apenas através de cartão e boleto.
  • Paypal (à vista): Faça o pagamento com total segurança através do líder mundial em pagamentos digitais. Pagamento apenas no cartão. Através desta forma de pagamento não é possível o parcelamento.
Investimento

R$1.350,00

Inscrições Encerradas