Mediação Empresarial

Presencial

Formação de líderes e Coaching Organizacional: metodologias para a resolução de conflitos, desenvolvimento da convivência e otimização de processos de trabalho no universo empresarial.

Certificado: APEP e SOMEC-RJ

 

Público Alvo

Profissionais de todas as áreas que desejam conhecer a mediação e desenvolver programas na área empresarial.

 

Apresentação

A Associação Civil Programas de Estudos de Pós-graduação – APEP-BUENOS AIRES junto com a Sociedade de Mediação de Conflitos do Rio de Janeiro – SOMEC-RJ, oferecem o curso “Mediação Empresarial, Formação de líderes e Coaching Organizacional: metodologias para a resolução de conflitos, o desenvolvimento da convivência, otimização de processos e resultados no universo empresarial” com o objetivo de capacitar mediadores e gestores organizacionais no domínio da facilitação de diálogos e mediação de conflitos.

Em um contexto cultural e organizacional que apresenta desafios complexos, o valor estratégico de trabalhar com foco no futuro está começando a dar novas formas e conteúdos às práticas. Assim é que a mediação de conflitos esponta como um recurso de excelência para quem trabalha com empresas.

As tarefas dos profissionais e dirigentes transcendem o domínio de conhecimentos específicos para a gestão. Cada vez mais se enfatiza a disposição de um capital intangível e ativo, que intervém em todos os processos, especialmente naqueles que permitem a realização do trabalho em equipe, a abordagem colaborativa dos conflitos, a leitura crítico-analítica que potencializa a capacidade decisória, o alcance de consensos e a construção de perspectivas compartilhadas. Tudo isso associado à criatividade para a produção lúcida e original de resultados, a responsabilidade e o bem-estar social, tanto organizacional, como comunitário. A partir desse enfoque, evidencia-se a necessidade do profissional em dispor das competências que permitem integrar as práticas acadêmico-profissionais ao âmbito das atuações interpessoais de excelência. O curso fornece conhecimento, ferramentas e treinamento em habilidades relacionadas à comunicação organizacional eficaz, negociação, mediação, facilitação do diálogo, trabalho em equipe, criatividade e inovação.

 

Docente

* Gabriela Jablkowski é diretora do curso “Competencias para el Liderazgo” da APEP-Buenos Aires. Mestre em Mediação de Conflitos pela APEP-IUKB da Suiza. Graduada em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires. Funcionária do Ministério da Educação e integrante da equipe de Mediação Escolar responsável pela implementação de programas de Mediação de Conflitos nas escolas da cidade de Buenos Aires.

Realiza palestras e oficinas de capacitação em mediação de conflitos, e desenvolve trabalhos em diferentes empresas e organizações, dentre as quais: Cámara da Indústria de Calçados, Bagley, Coca-Cola – FEMSA, Industrias Sucre, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação de Caxias do Sul e Sao Leopoldo, Associação Sanitária de Buenos Aires.

Realizou cursos em diversas organizações e universidades de Buenos Aires, Porto Rico, Itália, México, Brasil e Paraguai. Publicou diversos artigos e é autora do livro “Configurando escenas colaborativas en la escuela: aportes y experiencias de Mediación y Diálogos Facilitados” Editorial 12ntes, em coautoria com ol Dr. Guillermo González. ISBN 978-987-1540-19-8

 

Objetivos

Objetivos Gerais

  •  Apresentar a mediação empresarial como método adequado de solução de conflitos
  • Oferecer aportes teóricos e técnicos para a realização da mediação nas empresas
  •  Capacitar profissionais para enfrentar proativamente os desafios que surgem em contextos complexos e de crescente conflitividade.
  •  Gerar uma base de conhecimentos teóricos e práticos que potencializem as competências do profissional e que o capacite a intervir nas empresas, utlizando como estratégias a mediação, a facilitação e o coaching.

Objetivos Específicos

  •  Gerar uma base de conhecimentos e habilidades em comunicação interpessoal efetiva dentro do campo empresarial
  • Treinar as competências fundamentais para poder mediar con éxito os distintos conflitos empresariais.
  •  Desenvolver uma formação com enfoque sistémico e transformador que estimule a implementação na empresa de processos generativos e criativos, com foco no futuro.
  • Apresentar ferramentas para o desenvolvimento da criatividade e da inovação nas empresas.
  •  Desenvolver habilidades e atitudes para comprender e otimizar o desempenho das pessoas, equipes, processos de trabalho e da organização como um todo.
  •  Apresentar as ferramentas de facilitação de diálogos y coaching, a medida em que são consideradas metodologías ótimas para a abordagem de conflitos no ámbito empresarial.

 

Programa

1. O conflito no campo empresarial

  • Natureza multidimensional do conflito empresarial
  • Diferentes atores do conflito organizacional
  • conflito que enfraquece e o conflito que fortalece a produtividade e a
  • Perspectivas para abordar os conflitos na empresa

2. A negociação e o estilo dos negociadores

  •  Conhecer os fundamentos da negociação baseada em interesses.
  • A negociação como base de construção de significados comuns
  • A negociação como base de configuração do trabalho em equipe
  • A negociação para a construção de acordos
  • A negociación para la construção de consensos

3. Mediação empresarial

  • O que é a Mediação Empresarial?
  • Como é o processo de Mediação Empresarial?
  • O mediador interno e o mediador externo.
  • Características específicas da Mediação Empresarial
  • Diferentes projetos da Mediação na empresa: interna, clientes,
  • Mediação e compromisso com a produtividade e o bem estar social in
  • Mediação e responsabilidade social da empresa.
  • Características específicas da mediação em empresas familiares. aprendizagem organizacional fornecedores, comunidade e estado. Company.

4. Mediação, facilitação e coaching empresarial

  • Mais além da mediação: possíveis e diferentes formas de intervenções do mediador na empresa
  • O mediador como capacitador
  •  O mediador e sua contribuição para o desenvolvimento de lideranças
  • O mediador e sua contribuição para la construção de ambientes
  • propicios para o trabalho criativo
  • Características e ferramentas do coaching organizacional

 

Metodología de trabalho

A metodologia de trabalho utilizada em todos os módulos será a exposição teórica em interjogo com exercícios e discussão da prática, com incentivo à participação ativa dos alunos, através da utilização de estratégias e dispositivos didáticos. Dar-se-á ênfase à metodologia que garanta a troca intensa em um clima harmonioso, dinâmico, colabotativo e de bom humor, próprios da mediação.

 

Data

7, 8 e 9 de outubro de 2015

 

Carga Horária

24 horas

 

Local

Rua São José, 40 – Centro

 

Regulamento (LEIA!)

1. O acesso à transmissão online (ao vivo e “on demand”) é pessoal e intransferível. A cessão da senha a terceiros acarretará a exclusão do acesso à transmissão até o fim do curso, sem que o aluno tenha direito a indenização ou restituição de pagamentos feitos. Presume-se a cessão indevida em caso de acessos simultâneos. Cada vídeo de aula gravada poderá ser acessado pelo aluno até 3 vezes. Os exercícios e o material de apoio prometidos alcançarão 70% das aulas do curso. A escala de aulas e a de professores poderá sofrer alterações

2. Não é permitida a reprodução, gravação ou exploração comercial ou gratuita do conteúdo do curso adquirido. Todos os direitos estão reservados aos seus titulares e ao SOMEC-RJ.

3. Qualquer pergunta sobre matéria dada em aula deve ser feita através do e-mail indicado pelo SOMEC-RJ, que providenciará a resposta em até 48 horas.

4. A conexão 3G não é indicada para o acesso à transmissão online das aulas, assim como a conexão em banda inferior a 1 mb/s.

5. Regras sobre desistência e troca:

5.1 Quando manifestada a desistência após o início do curso, a devolução do preço pago pelo aluno será proporcional às aulas cujos vídeos ainda não tiverem sido disponibilizados até o momento da formalização do pedido, com desconto de 18% sobre o valor total do curso, a título de multa rescisória; Os valores proporcionais aos vídeos já disponibilizados no sistema não são restituíveis, ainda que o desistente não tenha assistido às respectivas aulas;

5.2 Formalizada a desistência, o aluno desistente perderá acesso ao ambiente virtual do curso, perdendo, assim, a possibilidade de assistir a qualquer aula deste; e

5.3 A troca de um curso contratado por outro, presencial ou online, depende da existência de créditos em poder do aluno, apurados nos mesmos moldes estipulados nas regras anteriores para o caso de desistência, bem como da existência de vaga no curso desejado e da concordância do SOMEC-RJ.Ao comprar o curso, o aluno declara-se ciente de todas as condições.

 

Formas de Pagamento

O SOMEC-RJ oferece diversas formas de pagamento, clique em “Faça este curso” e escolha a que mais lhe agrada.

  • Transferência/Depósito (á vista): Faça o pagamento à vista através de transferência ou depósito. Para fazer o pagamento por esta opção, basta selecionar esta forma de pagamento, realizar a transação e nos encaminhar o comprovante junto de seus dados de cadastro em nosso site e do número do pedido. Os dados do Curso SOMEC-RJ serão fornecidos no momento em que esta forma de pagamento for selecionada.
  • PagSeguro (parcelado, á vista e boleto): Se preferir parcelar o pagamento, selecione esta opção de pagamento. Através do PagSeguro é possível parcelar em até 12x. É necessário ter cadastro no site PagSeguro. Pagamentos apenas através de cartão e boleto.
  • Paypal (á vista): Faça o pagamento com total segurança através do líder mundial em pagamentos digitais. Pagamento apenas no cartão. Através desta forma de pagamento não é possível o parcelamento.
Investimento

R$1.350,00

Inscrições Encerradas