Previous
Next

Conheça a SOMEC

A Sociedade de Mediação de Conflitos Consultoria e Treinamento Profissional – SOMEC é uma empresa de capacitação profissional e assessoria para o gerenciamento de conflitos.

A SOMEC foi criada para oferecer um caminho alternativo na busca de soluções para os conflitos enfrentados cotidianamente nas relações pessoais, educacionais, empresariais e organizacionais e, ao mesmo tempo, contribuir para a produção e disseminação do conhecimento na área da Mediação de Conflitos.

Nossa expectativa é a de preencher uma lacuna em diversos setores da sociedade – tanto públicos quanto privados – que, em função de sua expansão, experimentam crescentes situações de conflitos.

Empresas, escolas e demais instituições se utilizam da Mediação como um poderoso recurso para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, além de garantir a harmonia no ambiente de trabalho.

A SOMEC conta com um quadro de profissionais das mais diversas áreas de atuação, experientes e capacitados na abordagem de conflitos.

Composto por, no máximo, dez alunos, o Grupo de Estudos pretende aprofundar teoricamente os diferentes temas relacionados à boa prática da mediação. Leituras, discussões qualificadas, orientação de leitura para elaboração de artigos e monografias são a tônica deste serviço.

São realizados periodicamente cursos nas seguintes áreas:

  • Escolar, Organizacional, Empresarial (em parceria com a APEP);
  • Imobiliária, Saúde, Assistência Social e Familiar;
  • Curso básico de negociação de conflitos. 

 

Estes cursos podem ser fechados e realizados na própria empresa ou organização.

Como a mediação de conflitos apresenta características bem diferentes daquelas que foram incorporadas pela grande maioria das pessoas ao logo de suas vidas, em função dos valores sociais, algumas habilidades podem se tornar muito difíceis de serem apreendidas e exercidas por algumas pessoas. Essa condição exige que ofereçamos uma atenção especial trabalhando tais habilidades em oficinas específicas, onde os conceitos são mais esmiuçados, exercitados em dinâmicas, com seus efeitos discutidos para uma compreensão mais profunda.

Tanto nos cursos que ministramos, formando mediadores, quanto nas situações de consultoria, em que a formação desses profissionais também acontece, é fundamental que ocorra a supervisão dos mediadores, a fim de que a boa qualidade seja mantida. Para isso, a frequência inicial da supervisão deve ser alta e depois pode ser mais espaçada. A importância da supervisão em mediação está na profunda mudança de paradigma em que consiste a prática dessa função, bastante diferente daquilo em que estamos habituados no quotidiano. Por essa razão, se não reavaliarmos nossa prática da mediação com frequência, corremos sério risco de adicionar práticas próprias de nossa rotina, como por exemplo, a formação de juízos de valor sobre o outro e a tentativa de convencimento de que nossos pontos de vista são melhores. Esses elementos são exemplos do que deve ser evitado em uma prática de mediação. Para saber mais sobre Supervisão nos envie um e-mail pelo formulário abaixo.

Nossos Diretores

Naura dos Santos Americano

Email
nsa@somecconsultoria.com.br
Currículo

Psicóloga. Sócia fundadora da Sociedade de Mediação de Conflitos, Assessoria e Treinamento – SOMEC-RJ.

Mestre em Mediação e Negociação de Conflitos pela APEP/AR e Institut Universitaire Kurt Bosch.

Especialista em Psicologia Jurídica e graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Psicóloga e Mediadora Judicial Sênior responsável pela implantação do 1º Serviço de Mediação Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – TJRJ.

Atuou como coordenadora do Serviço de Psicologia do TJRJ por cinco anos.

Supervisora dos Centros de Mediação do TJRJ desde 2010.

Instrutora de instrutores pela ENFAM. Ministra aulas na Escola de Administração Judiciária – ESAJ/TJRJ, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ/TJRJ e na Escola da AJURIS/TJRS.

Criou em 2010 e coordena o primeiro curso no Brasil de Especialização em Mediação de Conflitos com Ênfase em Família nas Faculdades Integradas A Vez do Mestre – AVM/UCAM.

Responsável pela capacitação de professores em Mediação Escolar, através do convênio estabelecido entre o NUPEMEC/TJRJ e Secretaria Estadual de Educação.

Desenvolve Programa de Mediação Escolar.

Possui experiência na área de Psicologia Jurídica, trabalhou por 12 anos na garantia de direitos da Infância e Juventude, coordenando abrigos e assessorando na instalação de Conselhos Tutelares.

Atua como mediadora privada de conflitos familiares, escolares, organizacionais e empresariais.

Possui capacitação em Negociação e Mediação de Conflitos pela Columbia University/Nova Iorque.

Luiz Sérgio de Souza Gonçalves

Email
lssg@somecconsultoria.com.br
Currículo

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977).

Especialização em psicoterapia pelo Centro de Psicologia da Pessoa (1990).

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Jurídica, Psicoterapia, Orientação Vocacional, e Mediação de conflitos.

Mestrado em EDUCAÇÃO pela UFRJ (2008).

Atualmente trabalha como psicólogo, desde 2000, no TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, e como mediador, desde 2008, na mesma instituição.

É professor da EMERJ-Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro do TJRJ, desde 2012, ministrando disciplinas da Psicologia Jurídica.

Professor da ESAJ-Escola de Administração Judiciária do TJRJ, desde 2005, onde também ministra cursos de formação de mediadores, e professor da pós-graduação em mediação de conflitos, com ênfase em família, na Instituição A VEZ DO MESTRE da Universidade Cândido Mendes.

Certificado como Mediador Sênior pelo TJRJ.

Supervisor de mediadores de conflitos do TJRJ. Professor e mediador da Câmara de Conciliação e Mediação do Rio de Janeiro.

Sócio fundador da Sociedade de Mediação de Conflitos – Consultoria e Treinamento Profissional.

Consultoria e Treinamento

Mediação
Escolar

Incorpore a mediação na escola com recursos para a formação de alunos mediadores

Organizacional e Empresarial

Conhecimentos e habilidades para intervir nas empresas e organizações com técnicas de mediação

Mediação Familiar

Ferramentas para atuação no mercado privado de cartórios com modelos de termos, convites e workshop

Saúde e Assistencial

Desenvolvendo a escuta ativa e o adequado manejo da sessão no âmbito assistencial e familiar na área da saúde